Edição Para Download de Conteúdos – Use os botões junto dos documentos
Outubro, mês da NIS2 e da Cibersegurança
Sendo quase certo que Portugal não vai cumprir o prazo da transposição da NIS2 (Network and Information Security 2), a par com a maior parte dos países europeus, vislumbra-se mais algum tempo, não muito, para as organizações e empresas abrangidas se prepararem.
No mês da NIS2 e da Segurança, destacamos a importância de uma abordagem consolidada, centrada no utilizador e sustentada em boas práticas continuadas na Gestão e Controlo IT para reduzir a exposição ao risco e os custos de operação.
A automação das operações, da integração e sincronização de dados é fundamental para que se obtenha uma consolidação efetiva da informação em tempo real e com o mínimo de esforço.
De um ponto de vista pragmático, a par com outras medidas que assegurem a proteção de perímetro e dos dispositivos usados pelos utilizadores, é fundamental intervir nas vertentes indicadas de seguida, tendo em conta que os dispositivos e utilizadores não geridos são um vector de ataque comum.
Inventário, descoberta e análise de vulnerabilidades IT, IoT e OT – o Lansweeper é a solução;
Gestão abrangente de Endpoints, com o Action1, uma solução completa cloud-nativa;
Suporte remoto seguro, com o TeamViewer ou TeamViewer Tensor quando se pretende elevar os padrões de segurança e controle dos acessos remotos;
Gestão de serviço (ticketing) abrangente alinhada com as boas práticas, integrando Information Security Management, com o Xurrent (formely 4me) Enterprise Service Management;
Treino de cibersegurança para todos os utilizadores, usando a plataforma CybeReady.
Treino em cibersegurança não se trata de formação pura e simples dos utilizadores, mas sim de preparação para a guerra. Todos os utilizadores devem ter capacidades para defesa a ataques. As capacidades neste domínio não se obtêm em sessões pontuais, mas sim com treino continuado e ajustado ao desenvolvimento dos utilizadores e das novas práticas criminosas que se vão conhecendo.
Os estudos publicados revelam que o treino dos utilizadores em cibersegurança não tem os resultados pretendidos. Os utilizadores não estão envolvidos e comprometidos com os objetivos. Tradicionalmente as organizações recorrem a soluções manuais, de formação clássica que não tem qualquer efeito; outras, recorrem a soluções complexas, dispendiosas e que obrigam a ter pessoas dedicadas.
No treino em cibersegurança é necessária uma nova abordagem inovadora que proporcione treino personalizado a cada utilizador, aumentando as capacidades de defesa e demonstrando resultados mesuráveis e tangíveis com relatórios periódicos, como é o caso da plataforma CybeReady.
Quer saber mais sobre estes temas?
Inventário e Descoberta IT/IoT/OT
Endpoint Management
Gestão de Serviço/Ticketing
Suporte Remoto
Treino em Cibersegurança
Gestão de Compliance
Serviços de Sistemas e Helpdesk
Por último, e numa perspetiva um pouco diferente, é cada vez mais importante endereçar os aspectos relacionados com a Compliance, evitando que a gestão dos requisitos das diversas normas e directivas se transformem numa autêntica bola de neve, absorvendo a escassa disponibilidade de recursos.
Gestão dos processos de Compliance
Com os requisitos atuais ao nível da compliance é fundamental simplificar a Governance, acompanhando e coordenando a implementação de NIS2, DORA, ISO 27001, entre outras, com facilidade e de forma eficaz. Na mesma plataforma deverá ser possível adicionar facilmente frameworks personalizadas, fazer uma gestão consolidada dos riscos, partilhar controlos entre frameworks e ligação à documentação existente na empresa sem ser necessário replicação.
Ticketing and Service Management
Xurrent (formely 4me) – Easy. Advanced. Complete. Service Management For Modern Enterprise Extending ITSM Capabilities to Include Information Security Management
Com a crescente necessidade das organizações cumprirem legislação e normas de segurança de proteção de dados, surge a necessidade de criar um sistema de gestão dos procedimentos de proteção e segurança de dados.
Este artigo analisa a possibilidade de usar o sistema de gestão de serviços de TI (ITSM) ou sistema de gestão de serviços empresariais (ESM) para gestão de segurança TI e identifica as funcionalidades que um sistema ITSM deve ter para ser adotado neste domínio.
Conheça os benefícios de uma abordagem consolidada, combinando o sistema de gestão de serviços TI e o sistema de segurança TI.
Remote Monitoring and Management (RMM)
TeamViewer – More Than Remote Management Field Service and Augmented Reality is a Perfect Match
Serviço no terreno e AR (Augmented Reality): Uma Combinação Perfeita!
A crescente utilização da AR na transformação digital das organizações está a desempenhar um papel fundamental em várias áreas como a assistência remota, formação e instruções passo a passo a equipas no terreno.
Neste white paper encontra informação sobre a importância da AR na indústria de serviços de terreno e como muitas organizações reduzem tempos de resposta, custos de deslocação e o tempo de inatividade nas suas operações diárias, ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental.
Endpoint Management
Action1 – Risk Based Patch Management 10 Warning Signs Your IT Infrastructure Is at Risk
Este guia foi elaborado para profissionais de IT. Nele descrevem-se os principais indicadores críticos de vulnerabilidades de rede, dão-se algumas recomendações e soluções práticas para os casos mais comuns. Desde sistemas desatualizados até atividades anormais na rede, este guia aborda aspetos importantes a saber para fortalecer as defesas em termos de IT.
CYBERSECURITY AND BACKUP
Lansweeper – IT Asset Management Discover and Inventory Vulnerability Security Checklist
Com o aumento e a sofisticação dos ciberataques uma cibersegurança fiável é crucial. De acordo com o Relatório Global de Ameaças da Crowdstrike de 2024, as campanhas de intrusão interativa aumentaram 60% em 2023, com grupos de ransomware como o RansomHub a explorar rapidamente as vulnerabilidades, causando danos financeiros e interrupções operacionais.
À medida que as organizações transitam para ambientes de trabalho híbridos, as vulnerabilidades na infraestrutura tecnológica tornam-se quase inevitáveis. A maioria das empresas tem dificuldade em rastrear todos os ativos que se ligam à sua rede, aumentando a exposição ao risco. Por outro lado, os produtos em fim de vida útil representam um risco significativo de segurança, uma vez que já não recebem atualizações ou correções.
A Vulnerability Security Checklist fornece ferramentas e insights necessários para prevenir potenciais ameaças e proteger o ambiente IT.
Faça o download da checklist e dê o primeiro passo em direção a um ambiente IT mais seguro.
Ofertas Especiais
A NIS2 está quase aí. A sua organização está pronta?
A conformidade é obrigatória para muitas organizações. Mesmo que a sua organização esteja fora do âmbito da NIS2, adotar os requisitos de segurança nela previstos, irá fortalecer o seu quadro de cibersegurança, a gestão de riscos e o prestígio.
Partilhamos consigo um guia prático de verificação do grau de preparação para a NIS2 (NIS2 Readiness Checklist), disponível para download.
Cybersecurity Awareness Kit gratuito.
Contém 23 ficheiros, posters e apresentações, em Português e 24 em Inglês, com diretrizes fundamentais de segurança e privacidade, como por exemplo “O lado negro da AI no trabalho” ou “Proteja-se contra o Smishing”. Faça download do Toolkit de sensibilização e divulgue-os ou partilhe-os livremente com os seus colaboradores, colegas, familiares ou amigos.
Solicite uma subscrição de Action1 100 Endpoints, gratuita para sempre, e comece a usar uma plataforma completa incluindo as 5 Apps principais de gestão e automação do parque informático.
O lema We Care IT transmite o nosso compromisso em proporcionar um serviço IT de excelência, através de soluções de qualidade, práticas, eficazes, fáceis de implementar e manter.
Desde 1995, Especialistas em Gestão, Operação, Segurança e Automação de Serviço iT
FACTIS – Engenharia e Tecnologias de Informação, Lda.